"Oráculo Digital": reflexão sobre busca na internet

Qual a importância da busca na vida humana? Como a crescente utilização dos ambientes digitais online interferem na orientação do que buscamos?
Você já refletiu sobre isso? Essas e outras questões são abordados na palestra "A Era da Busca", mostrando a influência que os buscadores digitais (Google, Yahoo e outros) exercem sobre o cotidiano das pessoas e a sociedade, funcionando como verdadeiros oráculos, os oráculos digitais.
Uma palestra que vale a pena ser assistida e discutida através do endereço abaixo:

Construção de escola leitora

A edição n° 09 (agosto/setembro) da Revista Nova Escola discute oito maneiras de formar leitores de literatura no ambiente escolar. Leia a matéria na íntegra clicando sobre as frases e confira como as seguintes ações podem tornar a leitura prazerosa uma realidade na sua escola:

Uso do vídeo na sala de aula

Nesse artigo, José Manuel Moran discute as potencialidades e limitações desse recurso tão popular em nossas escolas, apontando seu uso inadequado em sala de aula e sugerindo formas de utilização. É um artigo que não pode faltar no acervo de quem pretende inserir com sucesso as novas tecnologias em sua prática pedagógica.

Pedagogia do Parangolé.


No artigo "Pedagogia do parangolé - novo paradigma em educação presencial e online" Marco Silva, coordenador dos cursos latu-sensu de Informática Educativa, da Faculdade de Educação da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), discute o conceito de interatividade e os novos papéis do emissor e do receptor da mensagem, no mundo virtual. Segundo ele, "O Parangolé rompe com o modelo comunicacional baseado na transmissão. Ele é pura proposição à participação ativa do "espectador" - termo que se torna inadequado, obsoleto. Trata-se de participação sensório-corporal e semântica e não de participação mecânica."